Escreva para professorpaulolangaro@yahoo.com.br e deixe a sua crítica ou sugestão...

domingo, 23 de maio de 2010

Produzindo Ideologias...

De maneira bastante simplificada, Ideologia pode ser considerado um conjunto qualquer de idéias sistematizadas e propaladas a todos como reflexo da realidade. Neste sentido, podemos considerar vários grupos teóricos como produtores de ideologia. Temos, por exemplo, o grupo dos cientistas, que afirmam um certo conjunto de idéias sobre os eventos naturais. Eles acreditam que estas idéias correspondem à realidade sobre o mundo natural. Faz parte da ideologia científica a noção de que o mundo natural é composto por elementos com propriedades físico-químicas, que estes elementos se unem para formar a matéria, que podemos fazer experiências e observar como se dá a dinâmica da matéria em diversas situações e que os resultados destas experiências, muitas vezes, nos conduzem a uma afirmação pura e verdadeira sobre o mundo.

Assim como a ideologia científica, podemos ter, também, as ideologias filosóficas, teológicas ou religiosas. Uma das idéias mais presentes dentro das ideologias filosóficas é a da capacidade irrestrita da Razão. Em outras palavras, é a idéia segundo a qual a Razão é inata ao ser humano e verdadeira em si mesma, isto é, não necessita de nenhuma justificativa para existir e não é capaz de conduzir o pensamento na direção do erro ou da falsidade.

Assim, o uso da Razão dentro da filosofia é apregoado ideologicamente como o instrumento necessário e universal na busca da verdade. Contudo, não há, absolutamente, nada na realidade presente que confirme esta afirmação, é por este motivo que a idéia da necessidade e da universalidade da Razão faz parte de uma ideologia filosófica, entre outras. Isto quer dizer que esta idéia só possui confirmação dentro do sistema filosófico do qual é parte integrante.

Mas o mais interessante quando o ponto são as diversas ideologias é que o contrário do que foi dito acima também pode ser verdadeiro. Por exemplo, afirmar que não há nada na realidade presente que confirme a Razão, como instrumento necessário e universal na busca da verdade, faz parte de outro conjunto sistematizado de idéias. Este, por sua vez, pode ser conhecido pelo nome de “Irracionalismo” e também constitui, por si só, uma outra ideologia. O próprio conceito de “Verdade” faz parte de um tipo de ideologia e assim por diante. Vemos que o mundo é composto por ideologias que tentam nos convencer acerca do estado presente das coisas, ou seja, sobre aquilo que conhecemos por ‘realidade’ ou por ‘verdade’.

Outro exemplo de ideologias são as teológicas, ou seja, aquelas que sistematizam idéias acerca da existência e atributos de Deus ou de outras divindades. Dentre as diversas ideologias teológicas temos aquelas que afirmam a existências de um Deus único, perfeito, onipotente, onipresente etc. Também há aquelas que afirmam um sistema hierárquico divino, com deuses e deusas, mas, também, há outras em que simplesmente não há divindades, mas apenas a afirmação de um plano cósmico universal para tudo o que existe. Todas elas, no entanto, possuem um sistema ordenado de idéias, postulados, axiomas, dogmas acerca da criação, do infinito, do eterno e dos destinos humanos.

Dentre as ideologias religiosas temos as ideologias católicas, evangélicas, budistas, taoístas, xintoístas, hinduístas etc. Todas elas são compostas por teorias e idéias acerca da comunicação do homem com as divindades. Por exemplo, temos a idéia da redenção humana por meio de sacrifícios de sangue, muito presentes nas ideologias greco-latinas e judaico-cristãs. Temos a idéia de karma, presente no hinduísmo, segundo a qual os destinos humanos estão selados desde antes de seu nascimento. Temos, de maneira bastante presente na maioria das religiões, a idéia de uma vida após a morte, seja esta vida carnal ou espiritual. Mas o importante mesmo é lembrar que uma ideologia é, em última instância, uma produção humana e que, por isto, muitas vezes, está voltada para fins bastante práticos. Na maioria das vezes as ideologias existem para a defesa de interesses de grupos políticos, religiosos, econômicos ou sociais que podem estar ou não no poder. A força das ideologias sobre as massas é tão grande que, muitas vezes, “estar no poder” significa ser capaz de criar e espalhar bem uma deter-minada ideologia.

Poder é controle; se falamos de poder político, religioso ou econômico, então estamos falando de manipular os ideais políticos, religiosos ou econômicos da maioria das pessoas (a massa) para este fim de manipulação e controle – tanto melhor será uma ideologia quanto mais assimilada por todos ela for. Este foi o caso da ideologia capitalista que, praticamente, “engoliu” o mundo inteiro, fazendo um pequeno grupo deter o controle econômico e político sobre quase toda a população do planeta. Percebemos, então, que as ideologias estão aí menos para educar do que para convencer e controlar.

1 – Explique o que você entendeu por ideologia?
2- Se até a própria idéia de verdade pode fazer parte de um tipo de ideologia, então será que podemos dizer que ela (a verdade) existe ou que se trata apenas de mais uma forma de manipular nosso trabalho e nosso espírito? Explique.
3 – Se estamos cercados por ideologia dos mais diversos tipos, se de fato estão aí mais para nos dominar e controlar, como poderíamos escapar de um domínio, de uma manipulação que nem sempre é desejada? Explique?
4 – O cantos e compositor cazuza, em sua música ideologia, inicia a composição com os versos: “Meu partido é um coração partido/Minhas ilusões estão todas perdidas”. No refrão afirma: “Meus heróis morreram de overdose/Meus inimigos estão no poder/Ideologia eu quero uma pra viver”. Explique o drama vivido pelo personagem. Ele não poderia simplesmente viver sem ideologia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colabore com o Blog Registrando a sua opinião!