A Lógica é, em filosofia ou em qualquer outro campo do conhecimento humano que tem por base o discurso racional, o instrumento máximo de estruturação, articulação e expressão do pensamento. Enquanto estruturadora do pensamento, a Lógica classifica os conceitos e as idéias por meio de uma hierarquia criada de modo a compreender os efeitos e a abrangência que esses conceitos e idéias possam ter entre si. Podemos encontrar dentro da lógica termos como hipóteses, argumentos, teoremas, axiomas, proposições, enunciados, premissas, conclusões etc. Cada um desses nomes marca uma “posição” na qual a idéia poderá ser colocada de maneira provisória ou permanente. Na medida em que se cria uma classificação, uma ordenação das idéias, então a lógica pode começar a trabalhar com elas. Em geral, ela possui regras precisas para que os conceitos mudem de posição dentro daquilo que se passou a chamar raciocínio lógico. Por exemplo, partindo-se de uma hipótese, que é um enunciado sem compromisso com a Verdade, pode-se efetuar algumas operações lógicas, previamente elaboradas, e obter uma conclusão que é uma afirmação que falsifica ou verifica aquele enunciado que antes era uma mera hipótese. Assim, por meio de uma articulação lógico-racional do pensamento, podemos obter diversos enunciados que possam ou não estabelecer, por meio de demonstrações, um compromisso com a Verdade.
Uma vez organizada uma série qualquer de idéias, classificando-as segundo os tipos e categorias em que podem se enquadrar, e uma vez efetuada as operações que permitem obter sentenças (verdadeiras ou falsas) a respeito dessas idéias, só então podemos partir para uma tentativa de expressar estas sentenças de modo claro e compreensível. Tanto mais claras e compreensíveis serão transmitidas estas sentenças quanto menos dúvidas elas gerarem a respeito daquilo que significam, a respeito daquilo que expressam os seus conteúdos. Tentando alcançar um ideal de clareza e precisão, os lógicos criaram uma linguagem própria, com símbolos próprios, para, assim, evitar as falhas comuns de comunicação da linguagem ordinária.
Disto tudo podemos concluir que a Lógica não trata diretamente do mundo e de seus objetos considerados em si mesmos. Mas somente dos pensamentos que podemos ter a respeito do mundo e de seus objetos. No entanto, a Lógica não encara os pensamentos como o faz, por exemplo, a psicologia: como um conteúdo mental presente e subjetivo a cada sujeito. A lógica encara os pensa-mentos como possibilidades formais e instrumentais do conhecimento. Em outras palavras, a lógica vê os pensamentos como ferramentas capazes de desvendar alguns segredos sobre as capacidades humanas de conhecer os próprios pensamentos acerca do mundo racional. Neste sentido, a lógica é reflexiva, ou seja, um ato mental que estuda as possibilidades formais da própria lógica.
Mas não podemos dizer que a Lógica é a encarregada de estabelecer os limites do conhecimento humano. Ainda que sua função se aproxime muito da de uma teoria do conhecimento, ela apenas estabelece os limites para o pensar teórico (para a pura articulação entre os conceitos), e para o pensar prático (para o estabelecimento de critérios e convenções a respeito de classificações e comunicações dos pensamentos). Já uma teoria do conhecimento pode ir muito além. Uma teoria do conhecimento pode manejar idéias sem necessariamente encará-las, apenas, como meras formas ou instrumentos da Razão, mas, também, como Entes e Fenômenos, que são categorias metafísicas. A Lógica não chega a este ponto.
A Lógica também não pode ser confundida com nenhum tipo de ciência natural. Ainda que se preste, em alguns momentos, como importante ferramenta científica, ela não trata dos eventos naturais. Ela apenas regula as diversas maneiras possíveis de elaborar teorias compreensíveis, racionais e conclusivas a respeito desses eventos. Por exemplo, a Lógica não é capaz de explicar o que é a chuva, ela não se presta a esse fim. A Lógica contribui para a compreensão deste fenômeno meteorológico, conhecido pelo nome de chuva, apenas impondo aos cientistas fronteiras, limites de como raciocinar a respeito dele e, posteriormente, permitir uma explicação em termos convencionados por estes cientistas. Para simplificar, podemos dizer que a Lógica não permite conhecer a chuva, permite apenas conhecer o discurso sobre a chuva.
Além da ciência, a Lógica também alcança a nossa vida diária e não raro escutamos alguém falar “É lógico que isto, ou é lógico que aquilo outro.” Neste sentido corriqueiro e não filosófico da palavra, observamos que está sendo realizada uma tentativa de convencimento do interlocutor acerca da obviedade de uma dada situação. Neste caso, podemos facilmente substituir a palavra “lógico” pela palavra “óbvio”, sem maiores prejuízos para a informação. Mas não podemos substituir a palavra “óbvio” por “lógico” na mesma medida. A palavra “lógica” possui um significado muito mais rico que “óbvio”.
É importante notar, no entanto, que o uso da palavra “lógico” no lugar de “óbvio” se dá, principalmente, pela aparente força de persuasão que a primeira aparenta ter mais que a segunda. Notamos, portanto, a relação intrínseca que a Lógica, no sentido estrito, almeja ter com a idéia de Verdade e que contamina, por assim dizer, o sentido lato ou vulgar da palavra.
1- Raciocinar logicamente é uma tarefa bastante difícil. Em geral apostamos em nossas crenças e opiniões acerca da superficialidade do mundo para nos convencermos, e a outros, da realidade que nos rodeia. No entanto, esta prática comum do dia-a-dia muitas vezes nos coloca em confrontos com crenças e opiniões que são diferentes das nossas. Diga o quão lógico e racional você é, apontando as formas que você costuma empregar para resolver estas divergências.
2- Os argumentos são artifícios lógicos empregados para mostrar que certas afirmações se aproximam mais da verdade ou da falsidade. Mas qual seria a finalidade de se querer mostrar este tipo de coisa? Explique.
3- O que a Lógica tem a ver com as aulas de dissertação que você está tendo na disciplina de Língua Portuguesa?
É muito difícil a matéria de lógica, mas fundamental para desenvolver o pensamento!
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