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domingo, 23 de maio de 2010

Externando o Pensamento através da linguagem...

Talvez a Linguagem tenha sido a conquista humana mais importante de todos os tempos. Podemos pensar na Linguagem de diversas maneiras: como a externalização do pensamento, como a expressão mais aproximada da essência espiritual humana, como uma manifestação cultural ou, simplesmente, como uma forma de comunicação. Por ser mais acessível a nós no momento, tomemos a linguagem neste último sentido mais trivial, isto é, como a pura transmissão de idéias, pensa-mentos, emoções e sensações a um outro - o que chamamos de comunicação.

A linguagem assim compreendida pode assumir diversas formas: a música, a matemática, a escrita, a fala, a mímica. Talvez a forma de linguagem mais comum a todos os seres humanos seja a fala, pois é uma forma de comunicação bastante rápida e eficaz, que aprendemos desde muito cedo. No entanto, em qualquer linguagem podemos encontrar certos elementos que devem estar presentes para o efeito da comunicação ser atingido.

Em primeiro lugar, devemos ter em mente que a linguagem só é possível por meio de uma generalização conhecida pelo nome de Representação. O intelecto cria um símbolo e este se põe no lugar do objeto visto ou pensado, este símbolo torna-se um representante deste objeto, um nome. Uma vez que todos entram num acordo sobre os nomes dos objetos, isto é, sobre um conjunto de símbolos, então, a partir daí, têm início uma tentativa de linguagem.

Quando tentamos aprender uma nova língua, geralmente começamos deste ponto, começamos aprendendo o nome dos objetos. Os bebês, por exemplo, começam dizendo “Páaa” ou “Mãaaa”, para apontar para os adultos, criando, assim, uma enorme confusão sobre quem são efetivamente os seus pais.

De início, estes protótipos de palavras “Páaa” ou “Mãaaa”, que os bebês proferem, servem apenas para representar os seres grandes que se aproximam deles de vez em quando. Posteriormente começam a significar “Masculino” e “Feminino” e só depois de algum tempo designam realmente os pais da criança. Notamos que o símbolo, a representação, que pode ser uma palavra do tipo “Páaa”, tem um significado, um conteúdo, que vai mudando de acordo com o tempo e com a situação.

Mas e o que é um significado, um conteúdo lingüístico? Rapidamente, significado é aquilo que é apontado pelo símbolo ou pelo nome. Um nome pode apontar para uma pessoa que conhecemos, mas também pode apontar para um desconhecido, para uma emoção, para um objeto, para uma idéia ou, ainda, para toda uma complexa teoria etc. Portanto, dentro da linguagem que quer comunicar algo, um nome só é bem utilizado quando, ao fazê-lo, todos para quem nos dirigimos conhecem o significado deste nome. Mas, além dos símbolos, a linguagem também possui movimento. Ela não é apenas uma série de nomes encadeados, ela também é a articulação destes nomes na tentativa de expressar idéias inteiras, por exemplo:

“João e Maria se casaram, mas é muito provável que eles não continuem juntos por muito tempo.”
Nesta sentença encontramos palavras que designam nomes (substantivos), mas também encontramos palavras que indicam ação (verbos), além de outros elementos que ajudam a transmitir uma idéia bastante clara acerca de um evento e sobre o prognóstico de futuras ocorrências. Contudo, para uma linguagem que quer comunicar algo, é essencial, além daquilo a ser comunicado, que também haja alguém para quem comunicar. Muitas vezes este alguém (o receptor) fica com a responsabilidade de interpretar (traduzir) os sinais diversos da mensagem. Temos quatro elementos essenciais da linguagem:

1º - o sujeito (o transmissor), que faz uso da linguagem proferindo uma sentença; 2º - a mensagem propriamente, composta por sinais que são representações diversas;

3º - o significado dos sinais ou aquilo que se quer representar com eles: objetos, pensa-mentos, ações, estados possíveis passados, presentes ou futuros, emoções, desejos etc;

4º - o ouvinte (o receptor), ou aquele que recebe a mensagem e que fica com a incumbência de decifrar os sinais na tentativa de aproximar o conteúdo que ele obteve na tradução com aquele que ele crê ser o imaginado pelo transmissor.

Da mesma forma uma pintura, como maneira de comunicar algo, também possui estes quatro elementos, assim como uma música, uma equação matemática, uma peça de teatro, um filme, um jornal e tudo o que entendemos por meios de comunicação ou formas de linguagem. Muitas vezes acreditamos que não conseguimos pensar sem uma linguagem própria para o pensamento, palavras imaginadas ou imagens mentais. Outros, no entanto, acreditam que o pensa-mento e a linguagem são situações distintas e que não podem ser confundidas. Porém é certo que a linguagem estrutura e organiza o pensamento dando-lhe uma forma precisa e, em alguns casos, comunicando-o.

1- Cada um de nós possui uma forma de expressão que é própria e que não precisa ser necessariamente a fala. Alguns se expressam bem falando, outros escrevendo, outros pintando, ainda há os que gostem de cantar ou dançar. Mas será que todos nós somos capazes de interpretar (traduzir) estas diversas formas da linguagem? Explique.
2- As interpretações dos receptores produzem significados que podem se aproximar bastante dos conteúdos que o transmissor gostaria de passar com a mensagem; no entanto, raramente, estes dois conteúdos são idênticos. Isto explica os mal entendidos, como quando queremos dizer alguma coisa a alguém e este alguém entende uma outra coisa diferente. Qual seria a razão destes mal entendidos? Explique.
3- Os animais possuem linguagem? Argumente.

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